quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ray Charles - The movie

A minha relação com filmes é a seguinte, normalmente "ouço falar" (passo a expressão, na tv, por amigos, em revistas, o próprio trailer promocional) e no momento, consigo uma de duas coisas, não ficar indiferente, e dizer: "mais uma porcaria de filme", ou então, não ficar indiferente, e ficar com a pulga atrás da orelha. Por muito minúscula que seja a pulga, é o suficiente para guardar na memória, no mínimo o nome do filme, ou às vezes mesmo a "big picture" deste. Estes snapshots de cada filme, ficam guardados na minha (peculiar!!) memória até que de alguma forma, o filme venha até mim (raramente os compro, ou pirateio). E é assim, a minha relação com os filmes, estranha e despegada, por um lado, presa por uma linha ténue, quase que invisível contudo, consistente e constante.
Ontem à noite foi o filme Ray the movie, que veio até mim, ao fazer zapping, vi que ia passar na tvi (sim, porque para "cair" na tvi, só por zapping =P), portanto, esperei q acabasse a "bela da telenovela", para poder ver o filme.
O filme superou as minhas expectativas, de longe, adorei!!! Qual pulga atrás da orelha qual quê !!! :D
Despoletou em mim um mar de sentimentos, que há muito um filme não suscitava em mim. Eu (durona como poucos, só chorei num filme em toda a minha vida!!!) chorei numa cena em que o artista tem uma memória do passado, da sua mãe, quando ficou cego e aprendeu a viver com isso (sim a VIVER). Nessa cena, vesti a pele do pequeno ray, e a pele da mãe dele. A cena representa um acto, corajoso para ambos, no entanto tão terna e cheia de emoções. Tocou cá no fundo, esta cena, este filme, esta vida...
Toda a vida de Ray, foi um acto de coragem, e força, de alguém que luta porque tem de lutar, porque esse é o seu caminho, e que se no percurso do seu caminho encontrou "pedras", ele superou-as porque "para a frente é que é caminho". Sem dúvida, Ray foi um homem cuja única característica tão grandiosa como o seu talento, é a força interior.
Fui-me deitar, com um turbilhão de sentimentos, um dos quais orgulho pelo maravilhoso, Ray Charles Robinson.

Deixo-vos uma parte do filme, com um dos grandes êxitos de Ray, um dos meus preferidos

http://www.youtube.com/watch?v=olZKV3LXBCc

Esta cena também está muito bem interpretada e "encaixada" na música.

À parte de todos os sentimentos que o filme me suscitou, acho que é um bom filme, está bem feito e interpretado, aconselho vivamente a ver.

Um comentário:

Nuno Dias disse...

Nunca vi esse filme completo, mas pelo que vi foi um grande filme, sem dúvida!!por vezes gosto deste tipo de filme/biografia...é porreiro!!